CASTRO LANÇA PROJETO VÔLEI FERA NESTA QUARTA-FEIRA
Fonte: Município de Castro. Quarta-feira (3), crianças, adolescentes e todos os apaixonados por esporte e pelo seu poder de transformar uma sociedade têm encontro no Ginásio de Esportes Douglas Pereira, às 18h30, para o lançamento do Projeto Vôlei Fera, desenvolvido pela Prefeitura de Castro, através da Secretaria Municipal de Esporte. 
Na ocasião, o prefeito Reinaldo Cardoso; o vice-prefeito, Marcos Bertolini; e o secretário municipal de Esportes, Antenor Telles, farão a entrega das camisetas do projeto às crianças participantes. O evento terá a participação também do mascote do projeto, o "Tigrão". “Como o nome é Vôlei Fera, achamos que um tigre seria o animal perfeito para representar o trabalho”, destaca o coordenador do projeto, Fábio Sampaio. 
Após o lançamento do Vôlei Fera, às 19 horas a torcida tem a chance de conferir a partida entre MV Selmer /Caramuru x Foz do Iguaçu, atual campeão estadual e também campeão dos Jogos Abertos do Paraná – Divisão "A". O jogo será válido pelo Campeonato Paranaense de Voleibol Adulto Divisão Especial – Série Ouro – promovido pela Federação Paranaense de Voleibol. O jogo será transmitido pela FPVTV – através do site www.voleiparana.com.br
 
PROJETO
O coordenador do Projeto Vôlei Fera, Fábio Sampaio, explica que objetivo da iniciativa é que o esporte traga mais qualidade de vida às crianças e adolescentes. “O esporte apresenta exemplos positivos para a sociedade e é cada dia mais percebido como uma ferramenta importante no processo educacional e de inclusão social pela sua capacidade de motivar e inspirar positivamente. Assim, acreditamos que pode e deve ser utilizado como uma ação social, pois é benéfico à saúde, é prazeroso e ainda pode ser uma perspectiva de futuro profissional”, aponta Sampaio. 
Além disso, o Vôlei Fera visa uma ação continuada na formação de atletas através da criação de polos de treinamento de voleibol, nas categorias de base. “Entendemos que, além de oferecer atividades que possibilitem e ofereçam a ocupação de seu tempo em atividades no contraturno escolar, é necessário também oferecer às crianças uma possibilidade de ingressar na vida esportiva”, reforça o coordenador. 
Atualmente, a Secretaria Municipal do Esporte mantém sete centros de treinamentos de vôlei com a participação de aproximadamente 450 alunos de diversos bairros do município. São oferecidas escolinhas de voleibol para alunos da faixa etária que compreende os oito aos 15 anos, divididos em diversas categorias.
Os centros de treinamento funcionam na Escola Municipal Vila do Rosário (Vila Santa Cruz), Ginásio de Esporte Xanda Nocera (Vila Rio Branco), Escola Municipal José Flygare Telles (Jardim das Araucárias), Colégio Estadual Antônio e Marcos Cavanis (Centro), Escola Estadual Prof. Matilde Baer (Jardim Primavera), Escola Estadual Maria Aparecida Nisgoski (Centro) e Colégio Estadual Padre Nicolau Baltazar (Vila Santa Cruz).
O projeto é mantido pela Prefeitura e tem apoio de empresas que apoiam a iniciativa, como a Ice Paleteria, MV Selmer, Vapza Alimentos, Playback, Academia Corpus, Morozini, Hoteis Mabu, Infok, Faculdade Anhanguera, Supermercado São José.
 
EVOLUÇÃO 
Dentre as escolinhas oferecidas pelo Esporte, a modalidade de vôlei é a que atrai o maior número de praticantes. “Percebemos que isso acontece devido às grandes conquistas que as equipes de alto rendimento têm conseguido ao longo dos últimos anos. Assim as crianças que iniciam a prática do voleibol neste projeto têm um espelho a seguir, uma motivação”, considera Sampaio, que também é treinador das equipes de alto rendimento do voleibol castrense. 
Assim, através dos treinamentos desenvolvidos nas escolinhas, Sampaio explica que serão formadas as categorias de base, que representam as seleções do Município de Castro nas competições em que participam. “Desta forma, vamos possibilitar ao aluno/atleta o crescimento dentro das várias categorias que antecedem as categorias principais do Caramuru Vôlei. Assim, haverá uma constante renovação de talentos, tendo sempre em nossas próprias equipes a chance de mostrar todo potencial desenvolvido ao longo do caminho percorrido. Ou seja, o projeto Vôlei Fera cumprirá seu papel de integrar e incluir as crianças e adolescentes através do esporte. E, os atletas que se destacarem poderão integrar as equipes de alto rendimento”, frisa. 
O Caramuru Vôlei é um projeto de treinamento desportivo nas categorias infanto-juvenil e adulto, que ao longo dos anos tem obtido excelentes resultados em diversas competições, incluindo o acesso das equipes infanto-juvenil e adulta à Divisão A dos Jogos da Juventude do Paraná e Jogos Abertos do Paraná, integrando o grupo da Série Ouro do Campeonato Estadual Adulto e Campeonato Estadual sub 19 masculino. O projeto tem o apoio da Prefeitura e também de patrocinadores. 
 
Volei Castro
 
Todos os direitos reservados à Liga Norte Sul Pioneiro de Desportos 1999 - 2017